Medida Certa

Ansiedade tem caloria - EmagreSer Integral

Você deve estar pensando que vamos falar da medida certa do corpo… Pois é… mas o que vamos fazer, é questionar esse jargão tão conhecido, ultimamente. Em primeiro lugar o que vem a ser “medida“?

Segundo Michaelis, “medida“, quer dizer: Grandeza determinada que serve de padrão para avaliar outras do mesmo gênero. E “certa“, quer dizer: Verdadeiro, não tem erro, evidente. Sendo assim, cabe uma boa reflexão, certo? Evidente! Quando sugerimos, uma “medida certa“, estamos na verdade, sugerindo “um padrão que não tem erro“.

Ok! Até aí, tudo bem… podemos relacionar essa conclusão com algumas evidências, por exemplo, o valor que se atribui à uma questão de prova de “múltipla escolha". A “medida" precisa ser “certa“. Cada questão acertada vale o mesmo ponto para todos. É um padrão! Não tem erro… e, é bom que não tenha. Porém, quando importamos essa máxima “medida certa" para questões do corpo… Hum… aí o contexto sofre uma alteração radical. Concorda comigo?

Que “padrão sem erro" se adequaria ao suposto tamanho do corpo? Pensa comigo! Tem alguma medida que podemos chamar de verdadeira, quando se trata de corpo de pessoas? Não, não tem!

Ah… você pode estar pensando… então, ela quer dizer que qualquer medida vale… Também, não é assim! Até porque, estamos falando de gente e quando envolvemos vidas, nada pode ser tratado como qualquer. Porém, não há como tratar vida de gente baseado em padrão sem erro. Não somos máquina, não somos brinquedo que se replica em sua ordem natural. Somos humanos, e como tal, temos como garantia de nossa humanidade, a nossa diversidade. E a medida na diversidade não pode ser padronizada.

É preciso garantir ao dono do corpo sua mais profunda percepção de Si Mesmo, capaz de avaliar e determinar a busca de seu próprio padrão que, em última instância, inclui a experiência de oscilação. Encontre sua medida de acordo com sua experiência vivida. É a sua vida que traduz a sua forma e se ela não lhe agrada, reflita, primeiro, se o desconforto é pessoal ou social.

Sendo pessoal, busque caminhos para transformar sua forma.

Sendo social, busque caminhos para transformar a forma que lhe é imposta!

Abra os olhos! A medida não é a certa… é a SUA!